quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A dança do bicho-papão

Claude Debussy foi um compositor francês do início do séc.XX. Junto com Maurice Ravel (isso, o do Bolero de Ravel), são os principais representantes do Impressionismo na música. Como nas outras artes, há uma busca por sensações, atmosferas.
Na música desse período, o sentimentalismo exagerado do Romantismo é abandonado, e os compositores preferem formas não tão longas. As sonoridades são bem diferentes. Começa-se a usar escalas e acordes inovadores, rompendo com o sistema tonal utilizado até então. Como nas pinturas, as linhas melódicas não são tão claras. Suas melodias são pouco angulosas, sensuais e etéreas.

Debussy compôs, em 1908, uma suíte chamada Children's Corner (Canto das Crianças), dedicada a sua filha Claude-Emma. Recebe esse nome não propriamente para ser tocada por crianças, e sim por ter melodias e atmosferas que invocam a infância. A sexta e última parte é a Dança do Bicho-Papão (Golliwog's Cakewalk).

Nessa música, Debussy foi influenciado pelo gênero norte-americano Ragtime. Influência percebida no ritmo sincopado, com os acentos melódicos ocorrendo entre as batidas métricas. Isso resulta em uma melodia que parece evitar algumas batidas na métrica do acompanhamento, através da ênfase de notas que tanto antecipam ou seguem a batida. O último e (intencional) efeito no ouvinte é de fato acentuar a batida, sendo assim induzido o ouvinte a vibrar com a música.

Há duas seções claramente identificáveis. Na primeira, há o tema divertido, cheio de irreverência. Na segunda, em outra tonalidade, Debussy satiriza outro compositor, incluindo o trecho inicial do Prelúdio de Tristão e Isolda, consagrada ópera de Wagner.

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