terça-feira, 8 de março de 2011

Música Medieval - Viela

Nesse vídeo, Barry Hall toca uma música medieval em um instrumento chamado viela (do francês vielle), um dos antepassados dos instrumentos das cordas friccionadas (violino, viola, cello).




Destaque para a percussão que ele faz com o pé...muito legal...

O que dá esse "toque medieval" no nosso ouvido é justamente o fato da música ser modal. A música que o Ocidente está acostumado a ouvir, tanto as eruditas quanto as populares, é uma música tonal.
O que diferencia esses dois estilos é justamente a escala em que a música se baseia: na música tonal, as escalas são construídas sempre nas seguintes ordens de intervalo entre os graus: Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom, Semitom (Modo Maior) ou Tom, Semitom, Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom (Modo Menor).
Antes do período Renascentista, sobretudo antes do século XVI, a música era modal, ou seja, compunha-se em qualquer um dos antigos modos gregos (Jônio, Dório, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio). Esses modos dizem respeito ao arranjo dos intervalos entre os graus da escala: em cada modo há um arranjo diferente de Tons e Semitons.
Ao ouvir uma música que não está nem no Modo Maior, nem no Modo Menor, seja música Medieval ou Música Oriental ou Música Atonal, o ouvido acaba estranhando, e mesmo sem conhecer nada de música, nota-se que alguma coisa não está de acordo ao que está acostumado a se ouvir.

2 comentários:

  1. legal, gostei, a maioria dos trechos são em corda dupla o que exige muita tecnica o timbre do instrumento é muto bonito e diferente dos violinos que conhecemos !

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal,Sou muito fã de musicas medievais, e acho que ele se saiu bem.

    ResponderExcluir