sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grand Caprice on Der Erlkönig

Interpretação de Hilary Hahn, para o arranjo de Wilhelm Ernst para a música Der Erlkönig, de Schubert, baseada em um famoso poema alemão, de Goethe, que descreve as aflições de um pai que tem o seu filho atacado por um ser sobrenatural, o Erlkönig.
O pai cavalga com o filho na garupa. O pai percebe o filho ansioso, com medo, pois dizia estar vendo o Erlkönig. O pai tenta acalmar o filho, atribuindo a visão ao nevoeiro. O menino então ouve o Erlkönig tentando-o a vir com ele. O pai continua tentando o acalmar, atribuindo ao vento e as folhas. O Erlkönig então agarra e fere o menino. O pai segura o filho nos braços e cavalga mais e mais rápido para chegar a uma fazenda. Mas já é tarde, e quando ele chega, o menino já está morto em seus braços.
O poema deixa em aberto se ele quer descrever literalmente a situção, ou se ele simplesmente supõe que o menino estava necessitando de cuidados médicos, com febre, delirando.
A música começa descrevendo a cena da cavalgada.



Transcrevendo os comentários do próprio vídeo:
Wilhelm Heinrich Ernst foi amplamente visto com um grande violinista do seu tempo, e o maior sucessor de Paganini. O Grand Caprice on Der Erlkönig é considerado uma das peças mais difíceis para violino, devido ao fato que o violinista ter que expressar 4 vozes em um instrumento tradicionalmente monofônico. Nessa peça nós podemos ouvir 4 diferentes vozes: o narrador, a criança, o pai e o Erlkönig! Erlkönig (1782) é provavelmente o poema alemão mais famoso. As tercinas com repetições de oitavas simulam o galope do cavalo, criando um tema de horror. A voz do narrador se dá no registro médio, a do pai, nos graves, e do filho no agudos, representando o pavor da criança. A música se torna mais intensa conforme o pai tenta desesperadamente fazer seu cavalo ir mais rápido. A música fica mais lenta e há uma pausa antes do término. O pai chega com seu filho morto nos braços.

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